top of page

COMO USAR O MANUAL:

Tudo o que se fala de maneira diferente em Portugal, você vai encontrar no texto realçado em uma caixa cinzenta, como esta, bem destacado. E não insista, tem palavras que em Portugal não fazem nenhum sentido e algumas são muito feias de usar. E há muitas diferenças, não couberam todas neste volume, algumas ficam para o próximo.
Além da maneira de dizer em Portugal, eu dou muitas dicas para você não passar vergonha e não parecer ridículo. Se um português te achar inconveniente, não vai dizer isso na sua cara como fazem os brasileiros, nem vai demonstrar, mas esqueça a hipótese de um novo contato.  DICA: Essas palavras que eu indico têm que ser usadas no contexto local, não é só trocar uma pela outra. Por isso, uma simples lista não ia dar resultado (não ia resultar). E preste atenção nos boxes cinzentos, eles indicam uma informação importante.
Garanto que, se seguir tudo direitinho, terá pelo menos alguma chance de se enturmar rapidamente entre os portugueses. Aproveite as dicas. Mas lembre que NEM TODOS os brasileiros que vêm parar por aqui (por cá) são iguais, e a percepção do manual pode ser diferente de pessoa para pessoa. Por isso, se ler alguma coisa que não tem nada a ver contigo, não reclame, porque certamente vai ter a ver com outro…
Boa leitura e divirta-se.

bottom of page